ENCONTRO DE ESTUDOS DO GRUPO

02-01-2013 23:03

 

Para contemplar todas/os as/os participantes, serão realizados dois encontros, ambos às terças-feiras, um pela manhã, às 8h30, e outro à tarde, às 14h, sempre na SALA 05

 
Leitura
Marilda C. Cavalcanti e Stella Maris Bortoni-Ricardo (orgs). Transculturalidade, Linguagem e Educação. Mercado de Letras (cópia na xerox do Marcelo)
 
Objetivos
entender, discutir e problematizar as questões que envolvem a transdisciplinaridade e a interculturalidade; estabelecer diálogos com os conceitos e teorias discutidos em William F. Hanks. Língua como prática social - das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. Cortez Editora. (cópia na xerox do Marcelo).
 
Distribuição dos tópicos:
 
Karla - problematizar a noção de "comunidade linguística" e a relação entre "comunidade(s) e identidade(s)" -  (comunidade de fala, comunidade de práticas e comunidade de participação) 
 
Fred - problematizar a relação entre as atitudes sociolinguísticas,o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa, em contextos de diversidade invisibilizada.
 
Nathália - discutir as noções de comunidade linguística, com base nos conceitos de Bourdieu (Cap. 1 Hanks).
 
Pedro - problematizar a relação entre atitudes sociolinguísticas, ensino e aprendizagem de línguas, em contextos interculturais.

 

www.obiahpodermagicodalinguagem.blospot.com